OS SONS URBANOS DE NITERÓI FAZEM SUCESSO NA COLÔMBIA

Pelas mãos da musicista Cândida Borges, os sons e cenas cotidianas de Niterói viraram arte e, como tal, podem ser apreciadas na  13ª Fiesta del Libro y la Cultura, mais importante evento cultural colombiano, realizada em Medelín, até este domingo (15). Na verdade, Niterói é uma das sete cidades retratadas na instalação “Transeuntis Mundi”, trabalho desenvolvido pela artista, e que vem sendo difundido tanto no meio artístico como acadêmico. Como e por quê o Campo de São Bento foi um dos locais escolhidos para participar da obra? Adivinhem! Cândida que, atualmente vive sua arte mundo afora, é niteroisense!

Cândida Borges tem se dividido entre vários países e, em função disso, escolheu as cenas e os sons de cidades que lhes são caras para desenvolver o trabalho do doutorado cursado na Inglaterra, na Universidade de Plymouth. A instalação Transeuntis Mundi – que também participa de uma mostra simultânea na capital inglesa – combina realidade virtual, projeções, performance, concerto e instalação sonora, com foco no patrimônio cultural humano, formado a partir das migrações e diásporas históricas da humanidade. As cenas foram captadas em sete cidades nos EUA, Inglaterra, Colômbia e Brasil, sendo que este último teve direito a duas participações: Niterói e Rio de Janeiro.

Cândida, cuja formação inicial na música foi nos conservatórios de música de Niterói, além de musicista é artista interdisciplinar, tem sólida carreira na música erudita e eletrônica, com diversos trabalhos lançados por selos americanos. Nos EUA, onde reside atualmente, trabalha para o cinema e obras instalativas, representando o Brasil em importantes conferências e festivais pelo mundo.

from Folhanit https://ift.tt/2UOHKLW

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s